Lavar as mãos é um ato saudável e determinante para não se contaminar com alguma doença. Além disso, vários estudos realizados atualmente, afirmam que boas práticas de higiene das mãos, reduzem não apenas as doenças, mas também, a proliferação dos vírus e bactérias causadores dessas doenças.
Por outro lado, os estudos mostram que grande parte da população, não sabe quando e como lavar as mãos corretamente. E isso é alarmante, afinal, uma enorme quantidade de vírus e bactérias entra em contato com o nosso corpo primeiramente pelas mãos, ou seja, são facilmente transportados pelas mãos das pessoas.
Quando lavar as mãos?
De acordo com vários estudos realizados pelo CDC (Centro de controle e prevenção de doenças), foi possível obter uma lista, com os momentos mais importantes para lavar as mãos:
- Antes, durante e depois de preparar comida;
- Antes e depois de comer;
- Antes e depois de cuidar de alguém que está em casa doente com vómitos ou diarreia;
- Antes e depois de tratar um corte ou ferida;
- Depois de ir ao banheiro;
- Depois de mudar fraldas ou limpar uma criança que tenha ido ao banheiro;
- Depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar;
- Depois de tocar num animal, comida de animal ou resíduos animais;
- Depois de manusear comida ou petiscos para animais de estimação;
- Depois de tocar em lixo.
Como lavar as mãos?
À primeira vista, lavar as mãos corretamente parece ser difícil, contudo, seguindo os 11 passos para lavar as mãos, que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) disponibilizou para download, no formato de infográfico, certamente, você vai ajudar a conter a proliferação de vírus e bactérias e além disso, se manter saudável e livre de doenças!
Abra a torneira e molhe as mãos, evitando encostar na pia;
Aplique na palma da mão quantidade suficiente de sabonete líquido para cobrir todas as superfícies das mãos (seguir a quantidade recomendada pelo fabricante);
Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si;
Esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda (e vice-versa) entrelaçando os dedos;
Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais
Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta (e vice-versa), segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem;
Esfregue o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda (e vice-versa), utilizando movimento circular;
Friccione as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha (e vice-versa), fazendo movimento circular;
Esfregue o punho esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita (e vice-versa), utilizando movimento circular;
Enxágue as mãos, retirando os resíduos de sabonete. Evite contato direto das mãos ensaboadas com a torneira;
Seque as mãos com papel toalha descartável, iniciando pelas mãos e
seguindo pelos punhos.
Para a técnica de higienização antisséptica das mãos, seguir os mesmos passos e substituir o sabonete líquido comum por um associado a antisséptico.
Conclusão
Certamente lavar as mãos, é a forma mais assertiva para evitar a proliferação de doenças. Além disso, é uma forma de prevenção contra várias doenças e salva vidas!
Esperamos ter ajudado compartilhando essas informações. Contudo se você precisa de mais informações, ou quer adquirir algum produto para higiene pessoal, não perca mais tempo, entre em contato conosco!