fbpx
Como economizar produtos de limpeza?

Como economizar produtos de limpeza?

Certamente economizar produtos de limpeza é fundamental para qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Além disso, saber quais produtos e como utilizá-los também é muito importante para se obter ambientes limpos e seguros.

Contudo, para economizar produtos de limpeza, primeiramente devemos entender em síntese a limpeza. Logo após, será muito mais fácil realizar essa tarefa de forma eficaz e economizar tempo e dinheiro.

O que é limpeza?

Podemos definir limpeza simplesmente como: a remoção de toda sujidade de qualquer superfície ou ambiente sem alterar suas características originais, ou seja, retirar as sujidades sem danificar as superfícies.

Como fazer a limpeza?

Agora que sabemos o que é limpeza, surge outra pergunta: como fazer a limpeza? Certamente é uma tarefa que precisa ser executada com técnica e planejamento. Uma limpeza eficiente segue três princípios básicos:

  • Planejar
  • Executar
  • Avaliar

Como planejar?

Em primeiro lugar, para economizar produtos de limpeza, devemos planejar a limpeza! Nesse sentido, surge outra pergunta: Como planejar a limpeza? Quando falamos em limpeza profissional, não há dúvida de que o ponto de partida de qualquer planejamento é o Círculo de Sinner.

Em outras palavras, para atingir nosso objetivo com a máxima excelência e de forma simples, é necessário considerar os quatro fatores variáveis do Círculo de Sinner:

  • Ação mecânica
  • Ação química
  • Temperatura
  • Tempo

Estes fatores podem ser combinados de diferentes formas, sempre de acordo com cada ação de limpeza, a sujidade existente, as superfícies e os equipamentos disponíveis. Em seguida, com esses dados em mãos, é bem fácil escolher os produtos e equipamentos de limpeza que serão utilizados.

Como executar?

Logo após planejar, é a hora de colocar em prática! Além disso, para padronizar o serviço e não mudar essa rotina, quando um ou mais integrantes da equipe são substituídos, é importante criar um manual de procedimento operacional padrão do serviço de limpeza, conhecido como POP.

O POP varia de acordo com o perfil de cada empresa, basicamente o manual deve conter:

  • Tipos de limpeza;
  • Métodos e equipamentos de limpeza de superfícies;
  • Produtos de limpeza e desinfecção;
  • Procedimentos de limpeza;
  • Procedimentos de desinfecção;
  • Procedimentos de higiene das mãos;
  • Procedimentos da coleta do lixo;
  • Uso dos EPIS.

Posteriormente, faça um checklist dos produtos e equipamentos de limpeza e segurança. Bem como, das tarefas que foram planejadas. Pronto, agora é só colocar em prática!

Como avaliar?

Da mesma forma, faça um checklist e confira todos os itens dos procedimentos de limpeza, desinfecção e coleta do lixo. Logo após, se algum item não estiver de acordo com o manual, é importantíssimo corrigir e providenciar que não aconteça novamente. Seguindo esses passos certamente você vai economizar produtos de limpeza.

Conclusão de como economizar produtos de limpeza.

Em síntese, podemos afirmar que para economizar produtos de limpeza é necessário um procedimento operacional padrão bem definido e executado de forma correta. Certamente as empresas em geral vão economizar tempo e dinheiro! Não apenas, com produtos de limpeza, mas também, com equipamentos de limpeza e segurança. Além disso, ajudar a preservar o meio ambiente e diminuir a proliferação de doenças.

Esperamos ter ajudado com essas dicas! Contudo, se você precisa de mais informações entre em contato com a nossa equipe!

Deixe uma resposta

Utilizamos cookies para oferecer uma experiência melhor! Além disso, analisar como você interage em nosso site, personalizar nosso conteúdo e melhorar o desempenho.
Abrir bate-papo
1
Olá 👋 Podemos ajudá-lo?